-
Arquitetos: Andrade Morettin, GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados; Andrade Morettin, GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados
- Área: 5000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. De presença marcante na paisagem do largo da Concórdia o edifício Castelo Branco encontrava-se subutilizado, sua fachada de dimensões monumentais e animada pelos seus brises móveis não refletia o abandono do seu interior. Se por um lado o movimento intenso da Av. Rangel Pestana dificulta a locação das grandes lajes de escritório, por outro produz tamanha valorização do posto comercial no térreo que impossibilita qualquer intervenção que acarretaria no seu fechamento.
O projeto busca assim conciliar duas demandas: criar um acesso confortável e atrativo para os inquilinos das lajes de escritório e manter o acesso direto ao espaço de varejo localizado no térreo. O resultado é um projeto elaborado com materiais reconhecíveis na paisagem da região, que possibilitassem uma construção rápida e limpa e criassem um espaço confortável. Aproveitando uma antiga rampa em desuso a nova entrada busca ser direta e generosa buscando captar a atenção do pedestre para o interior do prédio.
Nos conjuntos de escritórios intervenções mínimas buscaram recuperar os acabamentos existentes dentro dos conjuntos. Foi mantido o piso de granilite existente na circulação e os caixilhos e brises recuperados para facilitar seu uso. Na cobertura propusemos a instalação de um pavilhão com estrutura de madeira que abrigaria um espaço para eventos e um restaurante. Este equipamento permite o acesso público à vista panorâmica e cria um espaço de contemplação no topo da metrópole paulistana.